Dicas: Black Friday

Chegamos no mês da Black Friday!!
Fiquem atentos aos preços dos produtos no decorrer do mês e nas dicas abaixo:

DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

➡ Acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços e faça a comparação. Anote preços e guarde as informações da pesquisa, incluindo dados da empresa e data. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

➡ Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento e reflita se você realmente precisa do produto ou serviço. Avalie se a compra não vai desequilibrar seus rendimentos.

➡ Cuidado com ofertas falsas. Suspeite quando forem muito tentadoras, com preços muito baixos. Em caso de dúvida, ligue para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.

➡ Informe-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa e sobre o prazo de entrega.

PARA COMPRAS REALIZADAS A DISTÂNCIA (INTERNET OU TELEFONE):

➡ O consumidor tem 7 (sete) dias a partir da entrega do produto, para cancelar a compra, solicitar o dinheiro de volta e devolver o produto.

➡ Verifique antes se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e o software de firewall.

➡ Verifique também se o site é brasileiro: cuidado com os que são. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.

➡ Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais: consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

➡ Print todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor do produto ou serviço e guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de PROTOCOLO da compra ou do pedido, se houver.

➡ O site da loja deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado caso haja algum problema ou defeito no produto adquirido. O Procon Municipal de Trindade recomenda ligar para confirmar todos os dados.

➡ Fique atento à reputação da empresa. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações existentes. Os sites RECLAME AQUI e CONSUMIDOR.GOV.BR são as melhores fontes para essas informações.

➡ Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon Municipal de Trindade para reclamações e informações, por telefone (62) 3506.7098, pessoalmente na sede, na Rua Moisés Batista, nº 172, centro ou também por e-mail: ouvidoria@procontrindade.go.gov.br