Golpe da Lista Telefônica

FIQUEM ATENTOS!

Os empresários recebem uma ligação telefônica por parte de “EDITORAS DE LISTAS TELEFÔNICAS” ou empresas de publicidade, pedindo para atualizar os dados cadastrais com o intuito de renovar, sem custos, contrato de divulgação gratuita no site ou publicação em lista telefônica. Geralmente a ligação é atendida por um funcionário da empresa e os golpistas argumentam que, por se tratar de um serviço sem custos, o funcionário mesmo pode autorizar, ou é induzido a se qualificar como gerente da empresa e assinar.

Em seguida, os golpistas enviam um documento por e-mail pedindo para o funcionário ou o empresário assinar, carimbar e devolver. O documento destaca os dados da empresa, mas, logo abaixo, em letras bem pequenas, aparece o valor do contrato, que geralmente é dividido em 12 parcelas de alto valor. Os golpistas miram no valor da multa que será cobrada quando a empresa for cancelar o contrato.
Alguns golpistas chegam a ligar para as vítimas dizendo ser do Cartório de Protesto ou um escritório de advocacia, cobrando o pagamento do título, sob pena de protestá-lo.

O Procon Trindade orienta quem for vítima, reunir o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista e procurar o Procon para registrar sua reclamação, bem como registrar um boletim de ocorrência na Delegacia.

Compartilhar

Desenvolvido por